• Assine Já:
  • 0800 606 8174
  • Whatsapp:
  • (64) 3634-1664

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Veja, abaixo, algumas das dúvidas mais comuns relacionado a navegação, equipamento, instalação, pagamento etc


Quanto tempo leva a instalação do serviço?
O prazo para instalação é de no máximo 02 (dois) dias uteis a partir da assinatura do Termo de Adesão. O tempo de instalação varia de acordo com a dificuldade da instalação, mas geralmente leva de 1 a 2 horas.

A Internet via radio funciona quando está chovendo?
Embora este seja um grande mito, a chuva não interfere no sinal da internet a menos que o fornecimento da energia seja interrompido num ponto de acesso (torre) ou na casa/empresa do cliente. O fato em si, não significa queda na qualidade da conexão e o cliente não percebe perda de desempenho.

O que é Ponto de Acesso ou AP (Access Point)?
Access Point ou Roteador wireless (sem fio) é quem gera o sinal da rede wireless (sem fio). É através deles que os clientes se conectam a Internet.

O que é Banda Larga?
Banda larga é um termo usado para representar velocidade de transmissão de dados acima do conhecido sistema de acesso discado. Neste sistema você compra a velocidade que precisar. O sistema Wireless não possui esta limitação, pois seu micro fica ligado direto ao provedor por ondas de rádio na frequência de 5Ghz e a taxa de transmissão pode chegar a 54Mb/s. Com uma capacidade de velocidade maior, o usuário de banda larga além de baixar arquivos até 20 vezes mais rápido, poderá usufruir de conteúdos mais complexos na internet, como assistir vídeos e enviar vídeos por intermédio de uma webcam, comunicar-se em tempo real por meio de software de voz, jogos online, dentre outros.

A conexão via rádio fica caindo?
Não. A conexão fica disponível 24h sem interrupção. Quedas de conexão poderão acontecer se alguma coisa estiver errada com o computador, na configuração do dispositivo wireless ou no radio enlace.

Tenho um Notebook com placa de rede sem fio embutida. Como faço para me conectar sem fio
É necessário possuir um plano de internet banda larga ativado com a NOG Telecom e o cliente precisa de um roteador interno que faça o compartilhamento da internet num raio que pode variar de acordo com o equipamento do cliente.

O que significa comodato?
Comodato é o mesmo que empréstimo e no caso do cliente NOG o equipamento necessário para a utilização do serviço de internet banda larga, salvo o roteador wireless, é cedido em regime de comodato, sem que o cliente pague nada por isso. O equipamento fica sob a responsabilidade do cliente até o término do contrato, devendo este ser devolvido quando do cancelamento do plano.

É possível utilizar a internet em mais de um computador?
Sim, entretanto o cliente precisa de um roteador interno para que a conexão possa ser compartilhada em mais de uma máquina.

O serviço interfere no sinal da TV ou do Rádio?
Não, o serviço oferecido pela NOG Telecom não interfere na recepção de TV nem de rádio, podendo assim o cliente trabalhar sem problemas de interferência.